segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ORIGEM DO MOLHO BARBECUE




O Molho Barbecue (algumas vezes chamado de "BBQ Sauce", nome oriundo da língua inglesa) é o nome genérico de uma variedade de molhos de sabor forte habitualmente empregados em churrasco e outros pratos com base em carne assada. Menos frequentemente, acompanha outros alimentos como por exemplo batata frita e certas pizzas, por vezes substituindo o molho de tomate. Seu uso como acompanhamento para carne de porco e de frango é particularmente tradicional.

O molho barbecue inclui ingredientes doces e ácidos. Via de regra enfatiza-se o sabor defumado típico do churrasco. A receita varia, mas ingredientes típicos incluem o molho de tomate, vinagre, especiarias e adoçantes. Barbecue é um termo inglês que significa churrasco, carne preparada em espeto ou grelha, sobre brasas. A expressão, no entanto, é de origem americana. Barbacoa era um termo usado pelos nativos de Yacatan, na época do descobrimento, para designar a carne assada em brasas, num buraco no chão.
Segundo a literatura gastronômica, a palavra foi levada, possivelmente, por Colombo para a Europa. Os franceses resolveram reivindicar a origem do termo, dizendo que teria originado de "barbe à queue", que denominava uma rés inteira assada em espeto.
O barbecue sauce é um tradicional molho americano, usado para pincelar a carne enquanto é assada. É utilizado também para acompanhar a carne na hora de comer.


3 comentários: